Prurigo nodular: saiba mais sobre essa doença da pele

Dr. Sergio Paulo

Prurigo nodular é uma doença da pele caracterizada pelo surgimento de pápulas e nódulos (caroços) nos antebraços, pernas e coxas, em consequência do ato de coçar pela intensa coceira (prurido).

Tanto essa sensação quanto o aspecto antiestético das lesões geram grande prejuízo na qualidade de vida, podendo causar ansiedade, depressão, insônia e isolamento social.

A doença é bastante refratária aos tratamentos e a causa mais frequente é a dermatite atópica.

Quer saber mais sobre o prurigo nodular? Então continue lendo e confira.

Incidência

O prurigo nodular afeta aproximadamente 7,2 pacientes a cada 100.000 habitantes nos Estados Unidos.

Apesar de poder ocorrer em qualquer idade, é mais frequente nos idosos, principalmente entre 51 e 65 anos.

Já nos casos que estão associados à dermatite atópica, afeta mais os jovens.

De forma geral, acomete mais as pessoas de pele escura e as mulheres. Além disso, é manifestada nos portadores da AIDS em cerca de 5% deles.

O que causa o prurigo nodular?

Não é bem conhecido como a doença é desencadeada. 

O que se sabe é que ela é uma reação da pele em consequência do ato de coçar em resposta à intensa coceira (prurido). Uma vez instaladas as lesões, é criado um ciclo vicioso. Ao coçar, há o espessamento (liquenificação) da pele, o que aumenta e perpetua ainda mais o prurido.

Frequentemente, a causa é multifatorial sendo a dermatite atópica, a causa mais frequente, em 50% dos casos. 

Também pode haver relação com doenças originadas internamente, como:

  • Doença cardiovascular
  • Hepatites B e C
  • Insuficiência renal crônica
  • Doença do intestino por alergia ao glúten
  • Infecção pelo HIV em estado avançado
  • Doença da tireoide
  • Diabetes
  • Infecções parasitárias do intestino
  • Linfoma (câncer)
  • Distúrbios mentais, como ansiedade e depressão

Como o prurigo nodular se manifesta?

Surgem pápulas e nódulos (caroços) com coloração variando de avermelhado a marrom escuro, além de escoriações (arranhões consequentes ao ato de coçar).

A superfície das pápulas e nódulos tem um aspecto áspero, e o tamanho das lesões é variável, desde alguns milímetros até vários centímetros.

A quantidade dessas lesões pode se limitar a algumas em uma região do corpo ou chegar a atingir grande extensão da pele.

Acomete os locais mais acessíveis a coçar, como a face anterior das:

  • Pernas
  • Coxas
  • Antebraços
  • Braços

Geralmente, as lesões ocorrem de forma simétrica (fotos 1a e 1b).


Foto 1a: Prurigo nodular nas pernas e coxas


Foto 1b: vista aproximada, onde se observa nódulos escuros e arranhões (escoriações) resultantes da coceira intensa

Menos frequentemente, atinge a parte superior das costas, sem afetar a parte central desta, pela impossibilidade do acesso a coçar. 

Nos casos relacionados à dermatite atópica, a manifestação cutânea se inicia através de pele seca e manchas esbranquiçadas, conhecidas como pitiríase alba.

A coceira é muito intensa, angustiante, esporádica ou contínua, suficiente para provocar insônia e isolamento social. Este último, provocado pelo constrangimento da compulsão do ato de coçar.

Frequentemente a coceira é tão intensa a ponto de apenas ser interrompida pelo sangramento e pela dor, consequentes ao ato de coçar.

As feridas resultantes poderão permitir a penetração e proliferação da bactéria estafilococo, habitante da pele, gerando a infecção conhecida como impetigo, o qual se manifesta por crostas melicéricas (amareladas) e pele avermelhada. Essa infecção poderá causar mais dor e desconforto.

Em relação à coceira, é agravada pelo ambiente quente e consequente sudorese, além do contato com roupas que geram maior atrito com a pele, como as de lã.

O prurigo nodular é uma doença crônica, que pode perdurar durante vários anos. Infelizmente, é muito difícil controlar totalmente a enfermidade.

Para identificar as possíveis causas e aumentar a chance de um tratamento eficaz, deve ser realizado os seguintes exames de laboratório:

  • Hemograma completo
  • Transaminases e fosfatase alcalina para avaliar a função do fígado
  • Ureia, creatinina e sumário de urina para medir o funcionamento dos rins
  • Ferritina para avaliar anemia
  • TSH e T4 (função da glândula tireóide)
  • Exame parasitológico de fezes
  • Radiografia do tórax para investigar câncer

Como é feito o tratamento?

O tratamento do prurigo nodular tem como principal objetivo combater a coceira, interromper o ciclo coceira-arranhar e auxiliar na involução das lesões.

Para isso, é preciso evitar o impulso de coçar por meio do combate às condições que geram pele seca, especialmente naqueles que são portadores de dermatite atópica.

O tratamento conta com diversas etapas:

Cuidados com a pele para evitar arranhá-la

Para evitar os arranhões, o paciente deve cortar as unhas 2 vezes por semana, usar roupas compridas e meias, e dormir com luvas.

Também pode-se recomendar tratar a sensação de compulsão (TOC) por meio de medicamentos psiquiátricos e acompanhamento psicológico.

Combate à coceira

Para combater a coceira, deve-se realizar a aplicação de sabonetes tipo syndet, cremes hidratantes e loções que proporcionem sensação de frescor contendo mentol, cânfora e calamina.

Além disso, também se recomenda utilizar cremes contendo capsaicina.

Medicamentos anti-histamínicos que gerem sonolência como a hidroxizina para auxiliar no alívio do prurido, especialmente no período da noite. 

Em alguns casos, o paciente também pode ser medicado com antidepressivos como a doxepina.

Combate às lesões na pele

Para combater as lesões do prurigo nodular, pode-se usar  creme contendo corticosteróide, sendo que o período e a forma de aplicação devem ser recomendados por um dermatologista.

Após controle das lesões, o creme pode ser aplicado aos finais de semanas para evitar recidiva, sempre com a supervisão de um médico para reduzir os graves efeitos colaterais pelo seu uso prolongado.

Nos casos com número reduzido de lesões do prurigo nodular, pode-se recomendar a aplicação intralesional de acetonido de triancinolona associado à crioterapia (nitrogênio líquido), o que deve ser feito apenas com a prescrição e ajuda de um especialista.

Outras opções de tratamento por via tópica são a capsaicina, derivados da vitamina D (calcipotriol) e inibidores da calcineurina (pimecrolimo e tacrolimo)

Os casos com grande número de lesões ou que não respondem ao tratamento de uso tópico, deve ser associado com as seguintes opções:

FOTOTERAPIA,

  • UVB de banda estreita: através da aplicação de raios ultravioleta do tipo B de banda estreita, comprimento de onda entre 311 e 313 nm, radiação emitida numa cabine, 2 a 3 vezes por semana, durante 10 semanas. É a melhor opção.
  • PUVA: associação da ingestão ou aplicação na pele de psoraleno à radiação ultravioleta A,
  • Excimer laser de 308 nm.

Outras opções de tratamento por via oral associadas ao tratamento por via tópica são: 

  • Metotrexato
  • Ciclosporina
  • Talidomida e lenalidomida (evitar durante a gravidez).

Para os pacientes resistentes a todas as modalidades de tratamento, foi introduzido, recentemente, o Dupilumad, medicamento pertencente ao grupo dos biológicos, especialmente indicado para os casos associados à dermatite atópica.

Vale ressaltar que apenas um dermatologista poderá traçar o melhor tratamento para você. A automedicação pode piorar o prurigo nodular e trazer mais consequências para a saúde. Se você sofre dessa doença, agende uma consulta conosco e inicie o seu tratamento com um especialista.


INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SOBRE SAÚDE DA PELE