Como escolher os melhores sabonetes hidratantes e cremes para pele seca e coceira?
- Tatuagem: história, benefícios estéticos e riscos à saúde - 26 de novembro de 2024
- Pseudofoliculite da barba (pelos encravados): como tratar? - 26 de maio de 2024
- Repelentes: Como se Proteger das Picadas de Insetos - 16 de maio de 2024
Os sabonetes hidratantes são essenciais para combater a pele seca e a coceira, assim como as loções e cremes com essa mesma função.
A pele seca é comum nos idosos, nos portadores de alergia, como asma, rinite, dermatite atópica e nos portadores do HIV.
Também acontece em pessoas que vivem nos países de clima frio e que são obrigadas a usar aquecedor no inverno, tornando o ambiente com baixa umidade e, consequentemente, gerando ressecamento da pele.
Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre os sabonetes hidratantes e sua relação com a pele seca e coceira!
Pele seca e coceira
O excesso de banho pode induzir ou agravar o estado de pele seca,
principalmente com a água quente. De modo a minimizar isso, a temperatura do banho deve ser ligeiramente elevada (quebrada a frieza) e também deve ser evitada a fricção excessiva da pele, especialmente com esponja. As pessoas que tenham pele excessivamente seca, recomenda-se o banho de imersão contendo substâncias especiais durante 20 minutos.
A ruptura das células da pele, os corneócitos, é gerada pela umidade do ar abaixo de 15% e pela remoção da gordura natural, gerada pelo uso de sabões e detergentes.
Isso provoca a consequente eliminação de substâncias indutoras de inflamação da pele, levando a eczema e coceira.
A elevação da umidade ambiental para 60%, durante o inverno, através de aparelhos de aquecimento, pode ser benéfica para amenizar a sensação de pele seca.
Sabonetes hidratantes e cremes para pele seca e coceira
Os sabonetes comuns têm PH alcalino, entre 10 e 11, o que pode alterar a flora bacteriana da pele e aumentar o pH da camada córnea, a mais superficial da pele e a mais importante na função de barreira contra a penetração de microrganismos e a perda de água, que acontece de forma invisível.
A consequência do uso desses sabonetes é o dano à barreira natural de proteção da pele em relação à umidade, agravando o ressecamento da pele e, consequentemente, gerando a coceira.
Os sabonetes hidratantes especiais, conhecidos como detergentes sintéticos ou syndets, têm pH ácido (pH baixo), preservando o pH normal da pele, que é de 5,5. O ideal é ele ser o menos perfumado possível.
Eles apresentam como componente o ácido esteárico que atua como um ingrediente protetor e hidratante.
Essa aproximação de pH ácido da pele gera a capacidade de eles serem menos irritantes do que os sabonetes tradicionais e poderem fortalecer a função de barreira da pele. São vendidos na apresentação em barra e em líquido.
A enzima protease serina da pele, que participa da indução da coceira (prurido), é inibida por esses sabonetes hidratantes de baixo pH.
A importância dos sabonetes hidratantes e aplicação de loções e cremes
A quantidade de gordura na pele varia de acordo com a região do corpo. Assim, o teor de lipídio no hidratante deve ser maior nos membros inferiores (a perna é a região mais seca do corpo), nas palmas e plantas, regiões mais pobres nesse componente, através do veículo em creme.
A face e o abdômen, por serem regiões mais oleosas, exigem veículo em loção, mais rico em água.
A ictiose representa uma acentuação do ressecamento da pele onde se evidencia descamação, exigindo cremes hidratantes mais eficientes.
Além do uso de sabonetes hidratantes, é muito importante a aplicação regular de cremes que tenham a propriedade de restaurar a quantidade de água e gorduras perdidas pela pele.
O hidratante ideal simula os lipídeos (gorduras) da epiderme (camada mais superficial da pele) e deve conter substâncias oclusivas, umectantes e emolientes.
A perda de água é recuperada através de umectantes, ou seja, substâncias solúveis, capazes de atrair grandes quantidades de moléculas de água da derme (camada abaixo da epiderme) para a mais externa da epiderme e do meio ambiente, se este estiver com a umidade local alta.
Essa captação será maior ainda se a pele estiver com água (úmida, após o banho). Os principais umectantes são:
- Glicerol
- Lactato de amônio
- Ureia
- Acetato de sódio
- Propilenoglicol
Porém, os portadores de dermatite atópica devem evitar os cremes hidratantes contendo ureia e lactato de amônio.
Os umectantes são mais efetivos se estiverem associados, na mesma formulação, com substâncias que tenham a propriedade oclusiva de inibição da evaporação da água, formando um filme hidrofóbico na superfície da pele, como:
- Vaselina
- Dimeticone (o mais utilizado recentemente),
- Óleo mineral
- Silicone
- Cera de abelha
A reposição de gordura é realizada através da aplicação de cremes contendo ceramida.
Medicamentos contendo a combinação desses componentes são essenciais para o combate ao ressecamento da pele.
Aplicação dos sabonetes hidratantes e cremes
Os sabonetes hidratantes devem ser utilizados diariamente no banho em pessoas que sofrem de pele seca e de coceira.
Banho em excesso provoca ressecamento da pele nos indivíduos que têm tendência a desenvolver eczema (dermatite), especialmente o atópico, porém se tomado apenas uma vez ao dia ajuda na higienização e umidificação da pele.
Além disso, os cremes e loções devem ser aplicados imediatamente após o banho, antes de 3 minutos, não secando a pele completamente.
Os hidratantes com sensação mais oleosa, como os oclusivos, apesar de serem mais efetivos, não geram muita adesão dos pacientes por terem consistência desagradável, pegajosa, em contato com a pele. Essas preparações devem ser reservadas para o uso durante o sono.
Em resumo, a hidratação da pele é fundamental para a restauração e a manutenção da barreira cutânea, controle da coceira (prurido) e prevenção de infecções da pele.
Agora que você já sabe mais sobre os sabonetes hidratantes e cremes para pele seca e coceira, continue a leitura e saiba mais sobre a Vitamina D.