Você sabe o que são os nevos melanocíticos adquiridos?

Dr. Sergio Paulo

Os nevos melanocíticos adquiridos (NMA) são popularmente conhecidos como sinais escuros da pele. Eles são tumores resultantes da proliferação de um tipo de célula benigna.

Essa célula é chamada de melanócito e é a responsável pela produção da melanina, o pigmento que define a cor das pessoas.

Por esse motivo, os pontos que aparecem são escuros, o que pode ser confundido com outros problemas cutâneos, como o câncer.

Continue lendo para saber mais sobre os nevos melanocíticos adquiridos e entenda mais sobre esses sinais.

O que causa os nevos melanocíticos adquiridos?

Os nevos melanocíticos adquiridos têm diversas causas, sendo que há alguns fatores que predispõem ao surgimento desses sinais, como:

Hereditariedade

Existem questões genéticas que aumentam a predisposição ao surgimento desses sinais escuros. A hereditariedade também influencia no número e no aspecto clínico das pintas, ou seja, se elas serão mais elevadas ou terão o mesmo nível da pele.

Exposição ao sol durante a infância

Quanto maior a intensidade da exposição solar, inclusive se for de forma intermitente, maior a probabilidade de desenvolver o NMA.

Daí a importância do uso do filtro solar corretamente, a partir dos 6 meses de idade.

Vale ressaltar que o filtro solar deve ser próprio para crianças para que realmente proteja a pele do bebê.

Nessa faixa etária, essa região tende a ser mais sensível. Por isso alguns produtos podem causar irritação ou outros problemas.

Raça

As pessoas de pele clara são mais propensas a desenvolver os nevos melanocíticos adquiridos, especialmente quando associado a alta exposição ao sol durante a infância.

A probabilidade de pessoas com cabelo ruivo terem esses sinais escuros é menor que aquelas com cabelo escuro.

Como os nevos melanocíticos adquiridos se manifestam?

Os nevos melanocíticos adquiridos surgem após os 6 meses de vida, ao contrário dos congênitos que também são sinais escuros na pele, mas surgem ao nascimento ou nos primeiros meses de existência. (https://prontopele.com.br/2022/03/15/nevos-melanociticos-congenitos-saiba-mais-sobre-essas-pintas-na-pele/)

No caso dos NMA, as lesões continuam aparecendo até atingir o máximo, ocorrendo na terceira década da vida.

Após esse período, inicia-se o desaparecimento. Na oitava década, a quantidade de sinais escuros é muito menor comparado ao início da vida.

Apresentam uma grande variedade de aspecto clínico, inclusive no mesmo paciente. Porém, conta com uma tonalidade uniforme, forma arredondada ou oval, bordas regulares e bem delimitadas (foto 1).


Foto 1: Nevo melanocítico adquirido, com pigmento uniforme e bordas regulares

Costuma-se localizar na parte superior das costas, correspondendo ao local mais exposto ao sol (foto 2).


Foto 2: Nevo melanocítico adquirido nas costas em grande número

Localizações menos comuns são palmas, plantas e unhas. Já a localização no couro cabeludo prediz o surgimento de grande número de nevos melanocíticos adquiridos no corpo. 

Também sofrem transformação de sua forma, ou seja, inicialmente são planos ou pouco elevados (foto 3), gradualmente vão adquirindo maior elevação.


Foto 3: Nevo melanocítico adquirido plano em planta do pé

A cor do NMA também sofre mudança. No início, varia entre o marrom e o preto. Com o tempo, vão perdendo a capacidade de produzir a melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

Consequentemente, vão se aproximando da tonalidade normal (foto 4).


Foto 4: Nevo melanocítico adquirido elevado, com tonalidade próximo à pele normal

Ocasionalmente, os pelos se tornam mais evidentes em sua superfície, por se tornarem mais espessos (foto 5).


Foto 5: Nevo melanocítico adquirido com pelos de maior espessura


Apesar dessa mudança de cor e de forma ocorrerem ao longo dos anos, esse sinal escuro não deve ser confundido com o melanoma, o câncer de pele com maior mortalidade (foto 6a e 6b).


Foto 6a: Melanoma maligno em fase inicial , surgindo em área de nevo melanocítico adquirido 

Foto 6b: Melanoma maligno em fase inicial, surgindo em área de nevo melanocítico adquirido (em aproximação)

Não é fácil distinguir o início do melanoma do NMA, porém existe uma regra, conhecida como a do ABCD, que ajuda a diferenciar esses tumores (foto 7).


Foto 7: regra do ABCD

Essa regra funciona assim: ao contrário dos nevos melanocíticos adquiridos, o melanoma:

  • é assimétrico, ou seja, é impossível dividi-lo em 2 partes iguais,
  • tem bordas irregulares, como se o “pigmento derramasse” ao redor do tumor,
  • tem cores (tonalidades) diferentes,
  • atinge um diâmetro maior que 0,6 cm. 

Voltando aos NMA, eles se manifestam na unha como uma mancha de cor acastanhada, marrom ou preta, ocupando uma faixa com largura de até 4 mm (foto 8).


Foto 8: Nevo melanocítico adquirido na unha

São suspeitos de transformação em melanoma sinais que ultrapassam essa largura, os que escurecem e os que ultrapassam a unha ao ponto de atingir além das suas dobras (foto 9).


Foto 9: Melanoma maligno na unha e invadindo a pele ao redor

Nas pessoas com pele mais clara, há uma tendência do NMA a afetar apenas uma unha. Já nos pacientes de pele escura, pode comprometer várias.

O surgimento desse tipo de pinta na vida adulta é um sinal de alerta, uma vez que pode ser melanoma. É importante lembrar que os nevos melanocíticos adquiridos aparecem na infância.

Uma variedade dos NMA é o nevo halo, também conhecido como Nevo de Sutton. Afeta até 5% das crianças entre 6 e 15 anos.

O risco é maior de desenvolver esse sinal naqueles que têm grande número de NMA e nos que são portadores ou têm algum membro da família com vitiligo.

Manifesta-se pelo surgimento de uma mancha esbranquiçada (acrômica) arredondada ou ovalada, equivalente à mancha do vitiligo, ao redor do NMA (foto 10).


Foto 10: Nevo de Sutton manifestado por mancha branca de vitiligo ao redor de nevo melanocítico adquirido. Foto cedida por Samuel Freire do Atlas Dermatológico

Essa mancha nada mais é do que o sinal sendo destruído pelo sistema imunológico. Gradualmente, ela se expande em direção ao centro do sinal.

Ao final, resta apenas a mancha acrômica (mancha branca de vitiligo) (foto 11).


Foto 11: Vitiligo resultante da destruição do nevo melanocítico adquirido. Foto cedida por Samuel Freire do Atlas Dermatológico

Pode haver desaparecimento do vitiligo, voltando à cor normal da pele, porém não é frequente isso ocorrer.

O local mais afetado do Nevo de Sutton é o dorso e pode ser observado vários sinais desses nevos em cerca de 50% dos casos de nevo melanocítico adquirido..

Apesar de o NMA ser o sinal escuro mais frequentemente envolvido no nevo halo, outros tumores também derivados do melanócito podem estar envolvidos, como o:

  • nevo melanocítico congênito,
  • nevo azul (foto 12),
  • nevo de Spitz,
  • melanoma .

Foto 12: Nevo azul (sinal escuro benigno)

Tratamento dos nevos melanocíticos adquiridos

Devido à natureza benigna dos nevos melanocíticos adquiridos, não há necessidade de remoção cirúrgica desses sinais escuros, exceto por preocupação estética.

Porém, devido à maior probabilidade de surgimento de melanoma nos portadores de grande quantidade de NMA, o dermatologista deve acompanhar mais de perto esses pacientes, a fim de ser removida qualquer lesão suspeita de transformação nesse câncer.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, entre em contato conosco e agende uma consulta com um especialista.












INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SOBRE SAÚDE DA PELE