O Brasil é o segundo país no mundo em casos de hanseníase. A Dermatologia Comunitária, já adotada com sucesso em outros países, propõe treinamento, telemedicina e educação comunitária para melhorar o diagnóstico precoce e o combate à doença, beneficiando também outras condições dermatológicas.
Hanseníase: uma doença curável que ainda persiste no Brasil. Entenda como identificá-la precocemente, prevenir sequelas graves e os desafios no controle, como o preconceito, o abandono de tratamento e a falta de educação sobre a doença.
A tatuagem é uma prática de modificação estética que existe há mais de 5.000 anos, sendo utilizada para alterar a cor da pele em diferentes regiões do corpo, como olhos, lábios e sobrancelhas. Saiba mais sobre as consequências da tatuagem na pele.
A pseudofoliculite da barba é uma inflamação causada por pelos encravados, comum em homens que se barbeiam. Este artigo explora suas causas, sintomas, prevenção e tratamentos, que incluem desde cuidados com a pele e técnicas de barbear até o uso de cremes, antibióticos e laser.
Através deste guia, você aprenderá não só a escolher repelentes eficazes, mas também a adotar práticas que minimizem o risco de picadas e as possíveis doenças que elas podem trazer, como a dengue, chikungunya e zika.
Eritema nodoso é uma inflamação da parte mais profunda da pele, correspondente à gordura (tecido celular subcutâneo), pertencendo ao grupo das paniculites. Neste artigo, vamos relatar as causas dessa doença, além das manifestações clínicas e o tratamento.
A miíase é uma infestação da pele, e consequente invasão dos órgãos e tecidos, pelas larvas de moscas dípteros e podendo atingir também os animais. Clique para saber mais.
A doença mão-pé-boca é provocada pelos vírus enterovírus e coxsakievírus, transmitidos através da ingestão de fezes ou pela fala. Nesse artigo, descreveremos a transmissão, as manifestações clínicas, as complicações, além do tratamento da doença.
A hipomelanose macular progressiva é uma doença que se manifesta como manchas esbranquiçadas (hipocrômicas) no tronco, especialmente nas costas (região lombar) e com tendencia para convergir para a linha média dessa região. Saiba mais.
Neste artigo, discutiremos a evolução da sífilis ao longo das últimas décadas, seus principais métodos de transmissão, as diferentes manifestações clínicas e as abordagens terapêuticas recomendadas.