Você sabe o que é eritema fixo pigmentar?

Dr. Sergio Paulo

O eritema fixo pigmentar (EFP) é uma reação que ocorre na pele em consequência da ingestão ou, menos frequentemente, de injeção de remédios.

Ele é caracterizado por vermelhidão e, nos casos com maior inflamação, pelo aparecimento de bolhas, que desaparecem naturalmente após um tempo.

Apesar da sua involução, fica uma mancha escura acinzentada na área. Além disso, também há o reaparecimento dos sintomas no mesmo local se houver algum contato com o medicamento causador.

Continue lendo para saber mais sobre e tirar suas dúvidas acerca dessa reação.

Quem é afetado pelo eritema fixo pigmentar?

O eritema fixo pigmentar não é uma reação comum. Entre 2% a 3% dos pacientes apresentam essa condição ao se expor a medicamentos.

Não há predominância por gênero, mas é mais frequente entre os 20 e 40 anos.

Esse problema é mais comum em crianças com reações alérgicas a remédios, afetando entre 5% e 22% delas.

O que causa o eritema fixo pigmentar?

A agressão à pele, que gera inflamação, ocorre como reação das células do sistema imunológico, como os linfócitos T do tipo CD8, que são estimulados pelo medicamento.

Quando isso ocorre, as células agridem a pele nas camadas mais superficiais e profundas, conhecidas como epiderme e derme, respectivamente.

Também participam do dano à pele os linfócitos CD4, os mastócitos e os neutrófilos. 

Uma grande quantidade de medicamentos pode ser responsável pelo EFP. Os mais frequentes são:

  • Agentes antibacterianos: tetraciclinas, trimetropim-sulfametoxazol, penicilina, amoxicilina, quinolona e dapsona.
  • Anti-inflamatórios não hormonais: dipirona, ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, naproxeno, ácido mefenâmico, fenilbutazona e piroxicam.
  • Anticonvulsivantes: carbamazepina.
  • Outros fármacos: paracetamol, barbitúricos, antimaláricos, benzodiazepínicos e alopurinol.

Esse problema, raramente, é uma reação a alimentos e aditivos alimentares. Porém, pode ser resultado de picada de inseto, vacina BCG, queimadura e punção venosa, mas sempre com a participação de medicamentos.

Como essa condição se manifesta?

O eritema fixo pigmentar ocorre, geralmente, entre 30 minutos a 8 horas após a exposição ao medicamento. Porém, pode surgir até 2 semanas depois e persistir mais que alguns dias.

Caso o paciente continue fazendo o uso, as manchas tornam-se definitivas, especialmente nas pessoas de pele escura.

Inicialmente, surgem as avermelhadas (eritema), com tonalidade vermelho-escuro, bem delimitadas, arredondadas ou ovais (foto 1).


Foto 1: Eritema fixo pigmentar em fase inicial manifestado por eritema (macha avermelhada)

À medida que a inflamação na pele se intensifica, elas podem se tornam elevadas, formando vesículas e bolhas (foto 2).


Foto 2: Eritema fixo pigmentar com bolha

Essas lesões podem romper e serem substituídas por outras com aspecto de feridas (erosões), especialmente na glande (pênis). Na evolução final, são trocadas por manchas de tonalidade cinza-escuro (foto 3).


Foto 3: Eritema fixo pigmentado em estágio avançado, constituído por mancha acinzentada 

É comum que reapareçam no mesmo local quando houver contato com o mesmo medicamento. Também pode ocorrer de aparecer vermelhidão em outros pontos, contribuindo para aumentar a extensão da doença.

De forma geral, as reações surgem em certas áreas do corpo, como:

  • lábio (foto 4)
  • genital
  • área ao redor do anus
  • mãos
  • pés
  • região sacra (acima das nádegas).

Foto 4: Eritema fixo pigmentar no lábio superior

Quando acomete as mucosas, pode ocorrer erosões e até machucados mais profundos, como úlceras. Na região oral, afeta preferencialmente o céu da boca.

As lesões, geralmente, são solitárias, mas podem surgir mais. Em crianças, por exemplo, é possível se manifestar em grande número. Nessa faixa etária, tendem a serem de menor tamanho.

Em todos os casos, os pacientes relatam sensação de queimação, coceira e dor.

Todas as reações aos medicamentos são iguais?

Alguns fármacos desencadeiam esse problema em certos locais do corpo.

As influenciadas pelo anti-inflamatório oxifenilbutazona têm preferência em acometer as mucosas, como boca e genital.

Já a tetraciclina tende a causar reação especialmente da área genital. O sulfametoxazol-trimetoprima (Bactrim) atinge os lábios. 

As lesões causadas por sulfonamidas ou tetraciclina, geralmente, apresentam-se no pênis, como balanite em homens não circuncidados. Já a dipirona atinge o tronco e os membros.

Tratamento do eritema fixo pigmentar

O primeiro passo para tratar essa condição é suspender o uso do medicamento responsável.

No caso de ser um remédio o responsável pela doença, é essencial uma consulta de retorno para trocar o medicamento por outro que não cause essa reação e assim não prejudicar a saúde.

Para o controle das lesões, pode ser utilizado cremes contendo corticosteróides entre 7 e 10 dias, dependendo da orientação médica. Também é aconselhável utilizar anti-histamínicos por via oral.

Lembre-se que antes de iniciar qualquer tratamento, deve-se realizar uma consulta com um dermatologista, para saber quais são os produtos mais indicados para o seu caso.

Se você está sofrendo de eritema fixo pigmentar, entre em contato conosco para agendar a sua consulta e não ter mais incômodos por causa dessa condição.




INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SOBRE SAÚDE DA PELE