Alopecia de tração: conheça essa doença que causa perda de cabelo
- Tatuagem: história, benefícios estéticos e riscos à saúde - 26 de novembro de 2024
- Pseudofoliculite da barba (pelos encravados): como tratar? - 26 de maio de 2024
- Repelentes: Como se Proteger das Picadas de Insetos - 16 de maio de 2024
A alopecia de tração é uma forma de perda de cabelo resultante de tensão prolongada ou repetitiva do cabelo e que acomete o limite anterior e lateral do couro cabeludo.
Ela é mais frequente em crianças e mulheres negras, porém pode ocorrer em qualquer população.
Está relacionada a penteados com tração, principalmente em “rabo de cavalo” apertados, tranças ou penteados em coque (bailarinas). Outras formas de ação física, como alisamento com escova ou pente quente também predispõem à alopecia de tração
Continue lendo e saiba mais sobre essa doença.
O que causa a alopecia de tração?
O penteado é o agressor direto, porém a fragilidade natural dos cabelos crespos e a associação de alisamento químico aumentam a possibilidade de desenvolver a alopecia de tração.
A tração e o dano físico ao eixo do cabelo levam inicialmente a alterações no ciclo de crescimento do cabelo. No início, o trauma da tração provoca uma inflamação ao redor do folículo piloso.
Como resultado dessa inflamação, os folículos pilosos podem tornar-se miniaturizados (cabelos mais finos, semelhante ao pelo velo) e consequente redução da densidade capilar.
A manutenção do fator agressor de forma crônica provoca a destruição progressiva dos folículos terminais tracionados. Se for suspensa a tração, é possível a recuperação do cabelo, porém se a agressão for mantida, a alopecia se torna irreversível.
Manifestações clínicas da alopecia de tração
Inicialmente, surge foliculite de tração e que se manifesta pelo surgimento de pápulas (carocinho), pústulas (bolhinhas de pus) e vermelhidão ao redor dos pelos, ainda sem perda de cabelo ou com alopecia discreta.Essa inflamação denuncia inflamação inicial ao pelo.
Com a persistência da tração, ocorre perda perceptível do cabelo, com diminuição da sua densidade até a alopecia completa da região afetada do couro cabeludo
A localização mais comum da alopecia de tração é na parte frontal e lateral do couro cabeludo e que corresponde à tensão mais comum no cabelo.
Se a tração persistir, a alopecia será irreversível.
O sinal da franja é definido como pelos terminais (pelos longos) anterior à área de alopecia, a qual é constituída por pelos residuais finos ou miniaturizados.
No entanto, a queda de cabelo na parte de trás também pode ser vista em mulheres que costumam usar coque apertado.
A queda de cabelo também pode acontecer consequente à colocação de tranças de cabelo, como o mega hair.
Tratamento da alopecia de tração
A parte mais importante do tratamento da alopecia de tração é interromper precocemente a tensão dos cabelos, alertando os pacientes para evitar esse trauma que cause dor. Se necessário, deve ser feito com pouca frequência e por curtos períodos.
Para o tratamento, deve-se consultar um médico especializado que recomendará o melhor método baseado na quantidade de perda de cabelo e seriedade do caso.
Na fase inicial, é recomendado a aplicação de minoxidil a 5% em solução, uma ou duas vezes ao dia e que provoca alongamento no período de crescimento (anágeno) do folículo piloso e encurtamento na fase de repouso (telógeno).O veículo em espuma é comercializado em outros países. Também pode ser aplicado na concentração de 2%
Assim, induz a conversão de cabelos miniaturizados em terminais(longos). O tratamento deve ser continuado durante um ano para avaliar com segurança a sua eficácia.
A inflamação da fase precoce é combatida com aplicação de corticosteróides sobre a pele ou intralesional, além de antibióticos, por via oral, que tenham ação anti-inflamatória como a tetraciclina, a minociclina e a doxiciclina.
Os pacientes com perda de cabelo de longa duração são beneficiados com transplante de cabelo ou técnicas de camuflagem como a utilização de cosméticos que possam reduzir a visibilidade da perda, como tatuagem, loções ou sprays.
Se você está perdendo cabelo e desconfia de ter alopecia de tração, marque sua consulta no ProntoPele para fazer uma avaliação e ser iniciado o tratamento indicado para você.